01 abril 2007

2002 - A construção da Shanti

Em 2002 tive a oportunidade de participar da reforma e construção da Shanti – Espaço Integrado de Atividades. Esse local seria destinado à prática de atividades como Yoga e afins.
Dividi as responsabilidades da administração global dessa obra a convite do Arquiteto Eduardo Araujo Silva, da Teia – Casa de Criação, o qual foi o contratado responsável pelo desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e administração.
Logo no início dessa obra tivemos a oportunidade de conhecer e contratar o Empreiteiro Valdinei Ostapechen, que foi de importância fundamental para o desenvolvimento da reforma e construção desse espaço que abrigaria três salas, galpão, cozinha, recepção, vestiários, estacionamento e jardim interno.

Detalhe da fachada com tijolos assentados em "duas linhas" pelo Valdinei, projeto que teve participação do Arquiteto Cláudio Pepino nessa idéia dos tijolos. O madeiramento das portas e janelas foram sobras da demolição de parte da edificação que virou o recuo aberto com estacionamento para carros.



Acima, teto em tijolos. A idéia e execução desse acabamento em tijolos que serviram de forma para a laje maciça foram do Empreiteiro Valdinei, que a esta altura já tinha pego o "espírito da coisa". Isso mostra o quão importante é a sinergia entre as pessoas envolvidas na obra.




Essa é a escada que dá acesso ao pavimento superior com sala de atividades e varanda sobre laje impermeabilizada. Fica abaixo do teto em tijolos, na entrada. O projeto é simples e funcional. A madeira foi comprada nova e foi escolhida a mais barata encontrada - eucalipto citriodora.

Durante o decorrer da obra tive participação em detalhar o projeto básico e construir uma parede em tijolos formando elementos vazados que faz com que o espaço interno esteja sempre sendo ventilado por ficar na divisa do interior da edificação com o jardim ao ar livre.
Em termos de projeto gosto do fato de que não há repetição das linhas ou colunas do desenho onde cada tijolo funciona como uma veneziana e cada qual tem seu espaçamento e angulo de rotação próprio.
A parede foi construída com massa sem a utilização de cal, para que não sujasse os tijolos garantindo o bom aspecto visual. Só foi utilizado na massa a areia grossa, no sentido de se obter maior resistência e menor retração da pouca massa utilizada. Cada tijolo de demolição foi lavado para limpeza da terra impregnada, e assentado úmido para aumentar o tempo de cura da massa, gerando maior resistência.



Parede divisória em tijolos de demolição assentados formando elementos vazados.



Detalhe das aletas que quanto mais fechadas, mais distantes no espaçamento.




Mais detalhes...



Parede vista a partir do jardim interno. A passagem leva as salas de atividades dos fundos, no galpão. O cadeirante não foi esquecido, passarelas e rampas com projeto dentro das normas, permitem a mobilização por todo o espaço no térreo - parabéns Shanti e Arquiteto Eduardo.

O jardim interno e jardim da fachada contaram com a presença de espécies trazidas pelos próprios clientes e proprietários da Shanti, Hevandro e Katrina, e seus familiares, com várias mudas de espécies trazidas de suas próprias casas.
A Shanti tem ainda outros detalhes como a laje impermeabilizada sobre os banheiros, que serve de varanda para a sala do piso superior. A iluminação e ventilação zenital dos banheiros. A iluminação zenital na linha sul da grande sala no galpão cuja entrada de luz direta nunca bate no chão devido ao estudo das posições do sol ao longo do ano, desse modo não atrapalhando as atividades calmas e introspectivas desenvolvidas no local. As mesas e prateleiras da cozinha feito com restos de madeira da demolição da área coberta que deu origem ao jardim interno.



Detalhe: Sistema para iluminação e ventilação dos banheiros. Trata-se de construção simples e funcional que além de tudo ainda serve de banquinho para os frequentadores da laje.





Detalhe: Sistema de iluminação da sala do galpão em telhas de vidros transparentes, dispostas na linha sul de modo que a luz não incida diretamente sobre o piso em E.V.A.

Vale a pena uma visita para conhecer melhor, tanto para quem quer saber mais sobre obras simples e bem feitas, com alta qualidade em projetos e mão-de-obra envolvida, quanto para os adeptos das atividades relacionadas ao Yoga e Terapia Ocupacional. Contato: Hevandro (Hólly) ou Katrina (16) 3371-1085.

Nenhum comentário: