01 abril 2007

O Forno a Lenha

O forno a lenha caipira, também conhecido como forno de pizza, merece um artigo completo de tão interessante e funcional, porém é tanta coisa que dá para relatar que o texto poderia ficar chato, ou muito extenso. Por isso, a quem interessar, mando as informações completas via telefone ou e-mail, ficando por aqui só breves pinceladas.
Uma de suas facetas que muito me agrada trata do resgate cultural. Tradição desenvolvida no campo, chegou até as casas das cidades antigas e há 40 anos vem sumindo, substituído pelo forno a gás. Por sumir o forno, sumiu junto o conhecimento de como o forno é construído e como ele funciona. Por sorte, não entrou em extinção, pois muitos ainda o conhecem e o utilizam. Gosto de fazer o forno e dissipar seu conhecimento pelo fato de ser um produto extremamente honesto, ou seja, é barato para ser construído, é durável e funciona bem demais.

Forninho do Toninho e da Rosa sendo construído...


Forno pronto e recebendo a primeira "queima"... O modelo da foto acima é o mais simples e barato, feito com base em madeira e de diâmetro externo = 1,10m. Base 1,20x1,20m.

Devemos saber é que não adianta querer melhorar o desempenho utilizando-se de tijolos refratários, para esse caso, eles são muito mais caros e piores para o funcionamento. O motivo é que por não absorverem o calor, a energia da lenha é dissipara pela chaminé, por isso o refratário é bom para a churrasqueira, pois manda o calor par fora.
Outro item importante a saber é que os fornos pré-moldados feitos em cimento são ainda piores pois esse material tanto ganha quanto perde mais rápido o calor, desse modo ficando quente rápido, porém perdendo energia assim como a lenha vai se apagando.
Assim vemos que a qualidade do tijolo de barro em absorver o calor lentamente faz com que ele tenha bastante potência de funcionamento após ter sido aquecido mesmo quando as chamas vão se apagando. Além disso, entram vários outros fatores sutis em jogo, como a química neutra do tijolo de barro, em relação aos produtos industrializados através de processos químicos como o cimento.

Esse aí é o meu... Na base em tijolos, com chaminé e pequena cobertura.
Quanto ao aspecto visual, o forno, na maioria das vezes tem a forma de meia esfera, ou iglu, inclusive com o acabamento de reboque em terra, por ser o tipo mais simples e que funciona bem. Porém, pode-se ajustar e/ou mudar a aparência do mesmo sem alterar suas qualidades. Por exemplo, podem ser construídas paredes nas laterais do forno, preenchido o espaço livre com areia grossa, cobrir com laje/tampa, e temos então um forno “quadrado” visto por fora, porém esférico por dentro. Essa parede externa pode ainda ganhar acabamento conforme desejado, mosaicos, pintura, pedras e outros.

Esse é o do João e da Le... Novinho, antes da primeira queima...

Por enquanto é isso. Abraços e boas fornadas...



Nenhum comentário: